REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817

A Revolução Pernambucana de 1817 acontece dentro do contexto da insatisfação contra a Coroa Portuguesa e os privilégios que eram dados aos portugueses, as melhorias que foram realizadas na cidade do Rio de Janeiro com a chegada de D. João VI e sua comitiva, assim como as cobranças de impostos exageradas sobre a população.

Em 1816, agravou-se mais ainda o quadro de insatisfação quando uma seca atingiu a província, prejudicando a produção agrícola, provocando aumento nos preços dos alimentos e também provocando a fome nas cidades.

Vitral Alegoria à Revolução de 1817

Nesse ambiente de protestos, insatisfações com a pouca importância que a Coroa Portuguesa deu à província Pernambucana, um grupo de militares de Pernambuco, partindo da cidade do Recife, deu inicio a uma rebelião com a participação de outros Estados do Nordeste, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte com o objetivo de instalar um governo provisório em Recife e proclamar a república.

Foto antiga revoltosos no antigo palacio das princesas

Várias camadas da sociedade participaram desta Revolução, tais como, militares, fazendeiros, magistrados, artesãos, comerciantes e diversos religiosos. Evidentemente que cada um desses setores da sociedade tinham seus interesses próprios. Mas todos eles tinham algo em comum: Instalar um República no Estado de Pernambuco, na cidade do Recife.

Quadro Revolução de 1917

Foi criada uma bandeira própria usada no momento da instalação da Revolução com as estrelas representando os três estados participantes do movimento, sendo esta que serviu de inspiração para a bandeira atual.

Bandeira da Revolução Pernambucana de 1817

Os pernambucanos tentaram buscar apoio politico com outros países, com o propósito de reconhecimento internacional. Na tentativa de encontrar o apoio, pernambucanos tentaram com os Estados Unidos da América e Grã-Bretanha, mas sem sucesso algum. 

Rio de Janeiro na época de D. João VI

Os ideais de uma República Pernambucana não durou muito tempo. Durou apenas dois meses, sendo reprimida pelas tropas do monarca D. João VI. O fim da revolta resultou com o enforcamento dos líderes, acusados de crime de lesa-majestade.

A Revolução Pernambucana de 1817 foi reprimida, sem contudo alcançar seus ideais, mas os líderes deixaram um legado para a história: Os pernambucanos foram os primeiros da província portuguesa a declararem a sua independência.

____________________________

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0