O QUE É HALLOWEEN

O que é Halloween ? Você sabe o que significa a palavra ? Porque as celebrações dia hallowen? São essas e outras indagações que as pessoas procuram entender sua origem e sua extensão cultural no mundo.

O nome halloween é uma contração das palavras "All hallow"s eve", que tem o sentido de véspera de todos os santos. 

simbolos halloween

Surgiu entre os Celtas, há cerca de 2500 anos a.C., como uma tradição referente ao dia 31 de outubro que antecedia o dia dos mortos e que marcava o ano novo Celta, véspera de todos os santos.

O porque dos povos Celtas usarem objetos e roupas assustadoras em suas casas, ainda não se tem com certeza as razões.

celtas halloween

Há uma explicação que tenta justificar isso. Os Celtas acreditavam que os nessa data os espíritos dos mortos se levantavam e saiam em busca das almas dos vivos para tomarem seus corpos. 

Para assustar os fantasmas, os povos celtas colocavam objetos assustadores nas suas casas, tais como: ossos, caveiras, abóboras decoradas com luzes dentro, etc

Essa celebração foi condenada na Idade média por ser considerada uma festa pagã e sendo, também, denominada de Dia das Bruxas. 

Santa Inquisição.jpg

Todas as pessoas que estivessem envolvidos com esta festa do halloween, seriam perseguidos, torturados e condenados pela santa Inquisição à fogueira.

A Igreja Católica, no período medieval, percebendo a forte influência pagã da História do Halloween e com o objetivo de desviar a atenção da festividade pagã, criou o dia dos finados (Dia 2 de novembro).


A história do halloween, originalmente não tem nada com a cultura dos Estados Unidos e muito menos com a cultura Brasileira. 

Segundo pesquisadores, a tradição mais acentuada está nos Estados Unidos, que receberam influência dos imigrantes irlandeses por volta da metade do século XIX.

Nos Estados Unidos, as crianças eram incentivadas pelos pais com a brincadeira saindo de porta em porta perguntando "trick or treat" (Doçura ou travessura). Ao final da brincadeira do dia 31, estavam com sacos cheios de guloseimas e muito felizes.

trick or treat
Se optar por "doçura", as crianças ganhavam da vizinhança doces, pirulitos, etc. Por outro lado, se a vizinhança não atendesse por "doçura", aí como diz a história, o bicho vai pegar. Crianças fantasiadas dificilmente alguém reconheceria ser do condomínio, vizinhança.....kkkkkkk.

Era costume, jogar ovos em cima da casa, colocar fita adesiva nas campainhas para repetirem toques, encher o corredor de papel higiênico, etc. O melhor mesmo, segundo a tradição, era colaborar com doçuras. 

No Brasil, a festa do halloween, conhecida também como o dia da bruxa ou bruxa halloween, chega através de fortes influencias da cultura norte-americana, através da mídia e cursos de inglês, onde a festa é valorizada, por meio da participação dos alunos desses cursos.

dia halloween

O Halloween no Brasil recebe fortes críticas quanto à questão da originalidade e sentido da festa, considerando que temos uma cultura bastante rica. 
Segundo os críticos, esta celebração nada representa a cultura brasileira, apenas reflete a imposição norte americana na nossa cultura, por meio da mídia e em cursos de inglês onde a festa é incentivada pelos organizadores dos cursos.

Na Europa, na Idade Média, a Igreja Católica substituiu a festa "pagã", pelo dia dos finados, para controle dos seus fieis. 

No Brasil, a data foi substituída pelo dia do Saci, 31 de outubro, como uma forma de valorizar nossa cultura. Atualmente, no Brasil, o dia Halloween é mais uma questão puramente comercial do que uma cultura local.

No segmento religioso, as críticas são ainda mais fortes. Para os cristãos, a festa é pagã. Seus ritos, símbolos, apenas trazem má influência e são contraditórias à prática do bem.

A festa de origem pagã, apenas corrobora para desviar os princípios e valores cristãos e trazerem péssima influência para as crianças, desviando-as da fé, segundo os cristãos. 

No Brasil, atualmente, a celebração do dia do halloween não é somente uma questão de cunho religioso e cultural. A festa contribui para o lado comercial, onde as vendas de objetos, tais como símbolos, roupas e outros acessórios, aumentam bastante as vendas no período.

Gostou do artigo ? Contribua com sua opinião, críticas, etc

Dá uma curtida em nossa página
https://www.facebook.com/meumuralhistoria/

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0