HENRY SOBEL

Henry Sobel, um dos rabinos mais influentes e que conquistou a simpatia do povo brasileiro, devido a sua luta e participação em defesa dos direitos humanos, morre aos 75 anos, na cidade de Miami.
Henry Sobel

O povo brasileiro se despede, com muita consciência, do papel que o rabino exercia no Brasil procurando defender os direitos a quem de direito.


Rabino emérito da congregação Israelita Paulista, chegou ao Brasil nos anos 70, bem no auge da Ditadura Militar. 

Liturgia Judaica

O que parecia ser apenas mais um rabino na sociedade brasileira, Henry Sobel, ganhou notoriedade, não somente pelo fato de se tornar um defensor dos direitos humanos no Brasil, mas por ter enfrentado os militares pelo respeito aos direitos humanos.

protesto no brasil contra a ditadura militar

Ele se destacou, principalmente, pelo fato de ter pressionado a sociedade para que a morte do jornalista Vladimir Herzog, fosse esclarecida, uma vez que se descartava a possibilidade de ter havido um suicídio. 

Esse episódio, ocorrido durante a Ditadura Militar, fez com que o rabino rejeitasse, enterrar o jornalista, na área dos suicidas, por considerar que não houve suicídio, como queria a versão dos militares.

livro Brasil Nunca Mais

Sobel, fez amizades com diversos líderes religiosos, independentemente de seus dogmas e crenças. O seu carisma, o seguia nos eventos religiosos ou não. Fez uma sólida amizade com Dom Evaristo Arns e reverendo James Wrigth.

Dom Evaristo

O corpo do rabino foi sepultado dia 24/11 no Woodbridge Memorial Gardens, em Nova Jersey.

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0