PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - RESUMO



CONTEXTO DA GUERRA

Porque ocorreu a Primeira Guerra Mundial. O conflito, envolvendo países imperialistas, denominado de Primeira Guerra Mundial, compreende fatores que estão ligados a questões imperialistas, rivalidades por territórios e mercados, ocorrido durante o século XIX, entre as potências europeias.

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E IMPERIALISMO

Na realidade, o que essas potências europeias buscavam era conservar ou ampliar seu império colonial a qualquer custo. Nesse sentido, é impossível não ligar Primeira Guerra Mundial e imperialismo  

Soldados na guerra
Imagem de ThePixelman por Pixabay

Essas rivalidades estavam presentes nos países, Grã-Bretanha Alemanha e a França. Esses fatores foram um dos motivos do início da Primeira Guerra Mundial.

POLITICA DE ALIANÇAS

Antes de entrarem em conflito propriamente dito, os países procuraram realizar uma costura de acordos, uma política de alianças com o objetivo de somar forças e não ficarem isolados durante a guerra.

Logo, a Alemanha, que já havia adotado o sistema de alianças defensivas, durante o governo de Otto von Bismarck, na tentativa de se fortalecer e não ficar em total isolamento, após a unificação da Alemanha, em 1871. 

Essas politicas de alianças defensivas se refletirão, posteriormente, nos conflitos da Primeira Guerra Mundial, levando a Alemanha a criar sua aliança com os países: Império-Austro-Húngaro e Itália. Assim deu inicio a Tríplice Aliança.

Imagem Triplice Aliança - Primeira Guerra Mundial
Mapa: Políticas de Alianças de países envolvidos na Primeira Guerra Mundial

Por outro lado, as nações europeias rivais, trataram de construir suas alianças com os seus aliados, na intenção de unir forças e isolar seus adversários. Assim, surgiu a Tríplice Entente. Faziam parte dessa aliança os países: Grã-Bretanha, França e Rússia.

Bom ressaltar que havia uma tensão nos Bálcãs, envolvendo sérvios e eslavos. A Sérvia, nação eslava, buscava sua independência. A questão é que parte dos eslavos estava sob o domínio do Império Aústro-Húngaro, outra parte era dominada pelo Império Turco. 

Na tentativa de resolver a situação, a Sérvia foi buscar apoio dos russos que defendiam o Pan-eslavismo. O Pan-eslavismo na realidade, foi um movimento estimulado pela Rússia, que defendia a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental.

Claro, com objetivos de ampliar suas fronteiras, aproveitando-se da fragmentação do Império Otomano, incluindo os que estão sob domínio do Império Áustro-Húngaro, os russos se aproveitam das circunstâncias para defender sua expansão territorial.
Entenda-se também que nesse contexto, surgem os Estados Unidos e o Japão com objetivos expansionistas. Todos esses elementos são movimentos que se configuram para o início da Primeira Guerra Mundial.

A PAZ ARMADA

"Paz armada" é só uma frase de efeito. As potencias europeias procuram se armarem visando o preparo para a Guerra. Essa fase é também conhecida como CORRIDA ARMAMENTISTA. 

Corrida armamentista foi o período em que os países investiam pesado parte de seus recursos na área militar, com objetivos de se preparem para a guerra e também com o objetivo de intimidar os adversários.
Imagem de Momentmal por Pixabay 

No preparo para a guerra, muitos países adotaram alguns serviços para o confronto. Um desses serviços foi o alistamento militar obrigatório e fabricar armamento e munição em grandes quantidades.

Essa paz armada, internamente, já provocava uma luta entre os que eram favoráveis a guerra, os belicistas e outros que eram totalmente contra os pacifistas.

O INÍCIO DA GUERRA

O que desencadeou a Primeira Guerra Mundial? Sabe aquela máxima que diz: "quando um não quer, dois não brigam". E também aquela frase: "basta um empurrãozinho para o início  duma briga".

Bom, as potências europeias estavam se armando, cada um no seu cantinho. Ninguém deu o ponta pé inicial. Mas bastou uma fagulha de fogo no palheiro, para dar início à Primeira Guerra Mundial.

Assassinato do Arquiduque Austríaco
Imagem de pesquisa no Google: Atentado Primeira Guerra Mundial.

No dia 28 de junho de 1914, um estudante sérvio, matou a tiros de revólver o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro. Acusações surgiram para responsabilizar o atentado. 


O Império Austro-Húngaro acusou a Servia pela morte do arquiduque, declarando guerra aos sérvios, um mês depois. A partir dai, começa a grande guerra, com a participação das potencias europeias.

FASES DA GUERRA

Quais fases da Primeira Guerra Mundial? O confronto pode ser dividido em três fases:
     -A Guerra de Movimento

Soldados em Movimento
Imagem de Defence-Imagery por Pixabay

     -A Guerra de Trincheiras

Guerra de Trincheiras

     -Nova Guerra de Movimentos

A erupção da guerra
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay 

Em 1918, a Alemanha não suportando os ataques realizados pelos aliados da Tríplice Entente, na Segunda Batalha do Marne, além da rebelião popular forçando a renuncia do imperador Guilherme II, os alemães se renderam. Assim acaba o conflito mundial.
devastação da guerra
Imagem de Pete Linforth por Pixabay

QUAIS CONSEQUÊNCIAS DA 1ª. GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial deixou um saldo com cerca de mais de 9 milhões mortos, além de milhões de soldados mutilados, e muitos órfãos.
capacete de soldado no chão na guerra
Imagem de Couleur por Pixabay

Um acordo de paz imposto pelos vencedores, por vários tratados foi realizado. Um desses foi o TRATADO DE VERSALHES. Nesse acordo a Alemanha deveria:
Reunião de lideres no Tratado de Versalhes
Imagem:https://www.todamateria.com.br/tratado-de-versalhes/
  • Devolver a região da Alsácia-Lorena para os franceses;
  • Ceder aos vencedores todos os seus direitos sobre as colônias ultramarinas;
  • Entregar para a França a propriedade absoluta com direito total de exploração das minas de carvão situadas na bacia do Rio Sarre;
  • Pagar a seus adversários uma indenização de guerra bilionária, mais de 30 milhões de dólares.

A Alemanha ainda foi punida com a proibição de possuir avião militar, canhões pesados e submarinos e teve de entregar aos vencedores parte de seus navios mercantes; a capacidade de ter apenas 100 mil soldados.
soldado sentado após bombardeio

Os Estados Unidos, na primeira guerra, saíram bastante fortalecidos, considerada como uma grande potência do período. 
Bandeira dos EUA
Imagem de Free-Photos por Pixabay 

Em 1919, foi criada a Liga das Nações, com sede em Genebra, na Suíça, servindo como intermediadora nos conflitos internacionais e garantir a paz mundial.

_________________________
Prof. Inácio - editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0