O QUE FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

O que foi a Revolução Industrial, quais as consequências da Revolução Industrial, na sociedade e no meio ambiente? Quais são as três fases da Revolução Industrial? Entenda mais sobre o que de fato ocorreu na Revolução Industrial na Inglaterra. 

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Imagem do Google licenciável

Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

PORQUE A INGLATERRA?

Existem várias razões que podem explicar o pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial. Em meados do século XVIII, ela reunia uma série de condições econômicas, políticas, sociais e técnicas que propiciaram o início do processo revolucionário neste importante campo de produção.

As principais razões para os pioneiros ingleses são:

-A Inglaterra acumulou uma grande quantidade de capital (privado e estatal) para investimento em indústrias emergentes. Esses capitais originaram-se principalmente da exploração colonial e do comércio marítimo.

-Uma grande quantidade de mão de obra farta e barata. Grande parte desses trabalhos veio de áreas rurais e depois mudou-se para as cidades para trabalhar nas fábricas. É importante notar que, de acordo com a Lei de Cercamento, que teve início no século 17, muitos agricultores foram expulsos das terras públicas.

-Existiam também muitos inventores e engenheiros no Reino Unido que desempenharam um papel fundamental no progresso tecnológico, principalmente com foco no desenvolvimento de motores a vapor (como teares) e veículos (trens e navios).

-No seu território existiam matérias-primas (minério de ferro, lã e algodão) e energia (carvão) que eram vitais para o funcionamento da indústria naquela época.

-A ética protestante, principalmente o Calvinismo, conduzia ao acúmulo de dinheiro e ao desenvolvimento econômico pessoal. Vale ressaltar que a burguesia tem uma grande relação com o protestantismo, e o protestantismo não condena a riqueza e o lucro ao contrário do catolicismo da época.

-A Inglaterra tem um forte poder naval. Este fator é muito importante para os britânicos entrarem em novos mercados consumidores e explorarem matérias-primas fora do território britânico.

A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra no século 18, causou grandes mudanças nos sistemas econômico, social e político.

A primeira fase da revolução industrial

Imagem licenciável do Google

O início da revolução industrial começou com o desenvolvimento das máquinas a vapor, que utilizavam o vapor produzido pela água aquecida a carvão para gerar energia e revertia para movimentar a máquina. 

Na Inglaterra, no final do século 17, a primeira máquina desse tipo foi feita por Thomas Newcomen, e foi aprimorada por James Watt na década de 1760.

Entre 1760 e 1860, a Revolução Industrial foi confirmada pela primeira vez à Grã-Bretanha. Com o uso de teares mecânicos, surgiu a indústria de tecidos de algodão. Naquela época, o aprimoramento da máquina a vapor promoveu a continuação da revolução.


A segunda fase da revolução industrial

A segunda fase ocorreu entre 1860 e 1900. Ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também alcançaram a industrialização.

O uso do aço, o uso da eletricidade e de combustíveis derivados do petróleo, a invenção de motores explosivos, o desenvolvimento de locomotivas a vapor e produtos químicos foram as principais inovações desse período.


IMPACTOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE

Imagem licenciável do Google

Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos.

Na visão de grande parte da sociedade, não era necessário considerar as consequências das atividades exercidas para o ambiente, uma vez que a poluição era tida como controlável pela própria natureza.

Os resultados mais importantes da Primeira Revolução Industrial foram:

• A organização da sociedade em dois grupos distintos: a burguesia e o proletariado.
• A substituição do trabalho humano pelas máquinas, ampliando o êxodo rural e intensificando o crescimento urbano.
• O aumento significativo das indústrias e por consequência, o aumento da produção.
• O desenvolvimento desordenado das cidades, provocando a favelização e a marginalização das pessoas, além do crescimento da fome, miséria e violência.

Os resultados mais importantes da Segunda Revolução Industrial foram:

• O aumento da produção em massa e em um curto espaço de tempo, provocando também o aumento do comércio.
• O crescimento das doenças.
• O desemprego e a maior disponibilidade de mão de obra mais barata.
• O surgimento das grandes cidades, bem como dos problemas de ordem social, a exemplo da superpopulação.
• Os avanços identificados nos setores de telecomunicações e transporte ampliaram o mercado consumidor e também promoveu o escoamento dos bens produzidos.
• Os avanços no setor de saúde que ocasionou em melhorias na qualidade de vida da população.

Os resultados mais importantes da Terceira Revolução Industrial foram:

• A consolidação do Capitalismo Financeiro.
• A criação de robôs capazes de realizar trabalhos minuciosos e mais detalhados.
• A preocupação com o esenvolvimento econômico que explora e acaba com os recursos naturais, sem pensar nas gerações futuras, provocando uma enorme necessidade de buscar uma forma urgente de desenvolvimento sustentável.
• As técnicas na área da genética que promoveram a melhor qualidade de vida da população.
• Houveram muitos avanços no campo da medicina.
• O aumento da quantidade de empresas multinacionais.
• O crescimento dos impactos ambientais negativos, assim como o esgotamento dos recursos naturais.
• Uma maior difusão de informações e notícias integradas ao mundo todo de forma instantânea.

A revolução industrial tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos com maior rapidez, baixando preços e estimulando o consumo. Por outro lado, o número de desempregados também aumentou.

As máquinas substituíram gradualmente os humanos. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o escoamento da população rural e o desenvolvimento desordenado das cidades também são consequências danosas para a sociedade. 

A revolução industrial é de grande importância para o progresso e desenvolvimento do capitalismo, que surgiu com o fim do feudalismo e o renascimento das cidades e do comércio no século XV. 

Atualmente, o processo de industrialização está em pleno andamento. O progresso tecnológico simplificou a produção. No entanto, esse processo aumentou muito o número de desempregados na maioria dos países capitalistas. É o preço a pagar pelo progresso, quando não se tem outra alternativa para suprir essas questões.

Gostou desse post? Comente, compartilhe!

Acesse nosso blog de história

_______________

Acesse nosso blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0