QUAL A ORIGEM DO FREVO

Você sabe qual a origem do frevo? Costuma-se dizer que o Carnaval está na alma do pernambucano. Essa frase tem tudo a ver com o maior evento que movimenta a economia com a presença de turistas de toda parte do país e do exterior, usando um dos ritmos mais eletrizante: o frevo.

QUAL A ORIGEM DO FREVO?

O frevo surgiu na cidade do Recife-PE, final do Século XIX e inicio do Século XX. Nasce dentro do contexto carnavalesco, nas marchinhas executadas no Carnaval, num momento de muita agitação social no Brasil, como cultura da classes populares.

Crédito: Pesquisa do Google

E quando se fala de Carnaval, não podemos esquecer que o frevo é parte importante nesse período para todos os foliões. Carnaval em o frevo, não teria sentido nenhum, não é mesmo?

Tudo começa com o maior bloco de rua do planeta: o Galo da Madrugada. No sábado de Zé Pereira, quando os clarins soam chamando os foliões às ruas, que a essa altura já estão fantasiados das mais diversas fantasias possíveis.

Saiba mais sobre o Galo da Madrugada

ORIGEM DA PALAVRA FREVO

O povo se apresenta em blocos, troças, caboclinhos, maracatus. Enfim, nesses dias de Carnaval, o povo declara sua paixão com o ritmo do frevo. 

Sendo peça fundamental na folia de Momo, o frevo tornou-se patrimônio imaterial de Pernambuco, encanta cm seu ritmos acelerado e seus passos acrobáticos.

Créditos: Blog UOL

A palavra frevo vem do verbo ferver, pronunciado pelo povo frever. A dança usada no frevo é o passo, uma coreografia realizada pelo passista, com vários tipos.

Com relação ao tipo de passos executados pelos passistas, existem os chamados: dobradiças, a "tesoura", saci pererê", o "parafuso". Enfim, são várias formas de fazer o passo do frevo.

Com relação ao tipo de passos executados pelos passistas, existem os chamados: dobradiças, a "tesoura", saci pererê", o "parafuso". Enfim, são várias formas de fazer o passo do frevo.

TIPOS DE PASSOS DO FREVO

1. Dobradiça - Esse passo precisa-se flexionar as pernas, com os joelhos para frente e o apoio do corpo nas pontas dos pés. Curve o corpo para frente e alterne os movimentos com a sobrinha na mão direita. 

2. TesouraPasso cruzado com pequenos deslocamentos à direita e à esquerda. Pequeno pulo, pernas semiflexionadas, sombrinha na mão direita e braços flexionados para os lados. 

3. Locomotiva - Inicie o passo com o corpo agachado e os braços abertos para frente em quase circunferência e a sombrinha na mão direita. Dê pequenos pulos para encolher e estirar cada uma das pernas, alternadamente. 

4. Ferrolho - Movimente as pernas em diagonal e faça flexão das duas pernas em meia ponta, com o joelho direito virado para a esquerda e vice-versa. Repita os movimentos, virando o corpo em sentido contrário ao pé de apoio.

5. Parafuso - Flexione totalmente as pernas. Deixe o corpo fica apoiado em um só pé virado, ou seja, a parte de cima do pé fica no chão, enquanto o outro pé vira-se, permitindo o apoio de lado.

Calma, é claro que não existem só esses passos. Há uma variedade de passos que ajudam ao folião a não fazer feio,...rsrsrsr, no momento da execução do ritmo.

QUAIS OS TIPOS DE RITMOS DO FREVO?

Em termos musicais, divide em três tipos:

1. FREVO DE RUA

O frevo de rua não existe letra de música, o ritmo é realizado com ajuda instrumentos musicais de metais nas orquestras e andamento muito acelerado.

2. FREVO CANÇÃO

Ele possui uma característica bem diferente dos demais tipos. Esse tipo de frevo é cantado em clubes. Em Recife, existem vários clubes apropriados para o frevo canção.

3. FREVO DE BLOCO 

Esse tipo de frevo é mais usado em ritmo lento interpretado com vozes femininas, acompanhado por orquestra de sopro e instrumentos de cordas.

CLUBES NO RECIFE

Para curtir o Carnaval no Recife,, existem opções diversas quanto a clubes. Claro que existem outras possibilidades, mas aqui vamos apresentar apenas alguns do mais procurados, mas tem outros clubes espalhados na cidade de Recife

Clube Português

O Clube Português e um dos mais requisitados para o folião brincar o Carnaval. Já é uma tradição do clube receber carnavalescos para curtir esse período.

Clube Português


Clube das Pás

O Clube das Pás é o mais antigo do país. Fundado no dia 19 de arço de 1888, ano da abolição da Escravatura no Brasil.

Clube das Pás


Clube Internacional do Recife

O Clube Internacional do Recife é um dos mais antigos da cidade. Sua história remonta ao período imperial a sua fundação. No Carnaval, é um dos mais requisitados pelos carnavalescos para pular o Carnaval. Dentre sua programação há o Bal Masqué.

Clube Internacional do Recife

Enfim, estamos sem Carnaval, devido a Pandemia. Mas certamente, quando tudo passar, teremos muito o que curtir nos Carnavais vindouros

Mas, enquanto não acontece esse tão esperado dia, que tal aprender os passos do frevo? 

Você sabe executar os passos do frevo? Deixe seu comentário.

___________

Editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0