Revolução Gloriosa: A Vitória da Liberdade na Inglaterra

A Revolução Gloriosa, também conhecida como Revolução de 1688, foi um evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII.

Este foi um dos momentos mais importantes na história da monarquia inglesa, pois marcou a transição do poder real absoluto para um sistema constitucional.

Teve um impacto significativo na Europa e no mundo, pois serviu de inspiração para outras revoluções e mudanças políticas.

PORQUE É CHAMADA ASSIM?

Crédito da Imagem: Incrível História: Parlamento inglês
A Revolução Gloriosa é chamada assim por ter sido um evento relativamente pacífico e sem derramamento de sangue, ao contrário de outras revoluções que ocorreram na Europa.

Além disso, a revolução foi "gloriosa" porque foi capaz de garantir importantes direitos e liberdades individuais, e limitar o poder absoluto do rei, sem que houvesse um conflito sangrento.

Outro fator que contribuiu para o uso desse nome foi a forma como a revolução foi vista pela sociedade inglesa na época.

A maior parte da população apoiava a mudança no sistema político e via a revolução como uma vitória da liberdade e da justiça sobre a tirania e a opressão.

Esse sentimento de triunfo e orgulho também contribuiu para a escolha do nome "gloriosa" para descrever a revolução.

Enfim, a Revolução Gloriosa foi assim chamada porque foi um evento pacífico e sem derramamento de sangue, conseguiu garantir importantes direitos e liberdades individuais e foi vista pela população como uma vitória da liberdade e da justiça sobre a tirania e a opressão.

CONTEXTO

Antes de falarmos sobre a Revolução Gloriosa em si, é importante entender o contexto histórico em que ela ocorreu.

No século XVII, a Inglaterra era governada por uma monarquia absoluta, com o rei tendo poderes quase ilimitados.

O rei James II, que subiu ao trono em 1685, era um defensor ferrenho do absolutismo, e tentou impor suas políticas de forma autoritária.

Créditos da imagem: Gazeta do Povo

Além disso, James II era católico em uma Inglaterra predominantemente protestante, o que gerou grande desconfiança e inquietação na população.

Essa situação de descontentamento e insatisfação com o governo levou a uma conspiração para derrubar James II e instalar no trono seu filho mais velho, que era protestante.

A conspiração falhou, mas serviu de catalisador para a Revolução Gloriosa que estava por vir.

QUANDO OCORREU

A Revolução teve início em 1688, quando um grupo de nobres e parlamentares convidou o príncipe protestante holandês William de Orange a invadir a Inglaterra com seu exército.

William aceitou o convite e, em novembro de 1688, desembarcou em Torbay com seu exército.

Ao chegar em Londres, William foi recebido como um libertador pela população, que viu nele a esperança de uma mudança de regime.

James II tentou resistir, mas acabou fugindo para a França, abandonando o trono e seus poderes.

William e sua esposa, Mary, foram coroados reis da Inglaterra em 1689, após a aprovação da Declaração de Direitos pelo parlamento.

Esta declaração limitava os poderes do rei, garantindo direitos e liberdades individuais para os cidadãos e estabelecendo um sistema constitucional.

A Revolução Gloriosa marcou assim o início da Era Moderna da monarquia inglesa, em que o poder real passou a ser exercido dentro dos limites da lei.

LEGADO E IMPACTO

A Revolução Gloriosa teve um impacto significativo na história da Inglaterra e do mundo.

A mudança de regime estabelecida pela Revolução Gloriosa foi um modelo para outras revoluções e mudanças políticas, como a Revolução Americana e a Revolução Francesa.

Importante para o desenvolvimento do sistema parlamentarista britânico, em que o poder é exercido por meio do parlamento, que é eleito pelo povo.

A Declaração de Direitos estabeleceu as bases para a democracia moderna, garantindo direitos e liberdades individuais e limitando os poderes do rei.

Além disso, ela foi um marco na luta contra o absolutismo e a favor da tolerância religiosa.

A Inglaterra, que antes era um país predominantemente protestante e intolerante com outras religiões, se tornou mais tolerante e aberta a outras crenças religiosas após a Revolução Gloriosa.

Isso se deve em parte ao fato de que James II era católico e havia tentado impor sua religião ao país, o que gerou grande resistência por parte da população.

A Revolução Gloriosa também foi importante para a economia inglesa, pois estabeleceu um ambiente mais favorável aos negócios e ao comércio.

Com a estabilidade política garantida pela nova constituição, os empresários e comerciantes puderam investir e expandir seus negócios sem medo de instabilidade política ou de interferência do rei.

Por fim, é importante destacar que a Revolução teve um impacto significativo na cultura e na sociedade britânica.

A figura do rei perdeu muito de sua importância e foi substituída pela figura do parlamento e dos líderes políticos.

Isso levou a uma maior participação popular na política e a uma maior preocupação com as questões sociais e econômicas.

Tornou-se um momento importante na história da Inglaterra e do mundo, pois marcou a transição do poder real absoluto para um sistema constitucional e limitado pelos direitos e liberdades individuais.

A Declaração de Direitos estabeleceu as bases para a democracia moderna, garantindo a participação popular na política e limitando os poderes do rei.

Também foi importante para a economia, a cultura e a sociedade britânica, pois estabeleceu um ambiente mais favorável aos negócios e ao comércio, diminuiu a importância da figura do rei e aumentou a participação popular na política.

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0