AS GRANDES NAVEGAÇÕES

A temática das Grandes Navegações é bem explorada em provas do Enem, e em outros concursos. A justificativa para incluir e dar importância ao tema, é justamente para que haja uma devida compreensão de todo o processo de uma transição do medievalismo para a modernidade, consolidando o fortalecimento do comércio, o uso da moeda, o mercantilismo.

Essa transição da modalidade feudal para a modernidade, vai impulsionar toda a dinâmica do comércio, das cidades, das feiras, favorecendo e justificando, empreendimentos mais ousados, como foram as Grandes Navegações.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES?

Chamam-se Grandes Navegações ou Expansão Marítimas, o processo de exploração do Oceano Atlântico, ocorrida na Europa entre os séculos XV e XVI, por países, como Portugal, Espanha e outros, com o objetivo de chegar ao Oriente, dentre outros fatores.

caravelas ao mar
Imagem de Brigitte makes custom works from your photos, thanks a lot por Pixabay 

Destacam-se algumas causas ou motivos dessa aventura ao mar, inicialmente pelos portugueses:

Como se sabe a Europa passava por transformações que iam desde econômica, cultural, intelectual e religiosa.

Essas mudanças importantes no continente europeu, como já falamos, deram impulsos aos grandes empreendimentos marítimos.

Inclusive, destacam-se a troca de sistema de produção pelo sistema capitalista, a Reforma Protestante, Renascimento Cultural, são os grandes momentos que viverão os europeus.

As Grandes Navegações não ocorrem por ocaso. O comércio, o capitalismo, ainda que em sua origem, precisavam prosseguir sem atravessadores.

Compre esse livro na Amazon

No caso de atravessadores, estamos nos referindo ao monopólio da rota comercial do Mar Mediterrâneo, onde as cidades italianas cobravam preços elevados, pelos produtos orientais, o que deixava os comerciantes sem opções.

O monopólio italiano, tornava-se impraticável a venda de especiarias pelos comerciantes europeus, sem aumentar os custos. A saída foi abandonar o comércio tradicional nessas cidades e partir em busca das especiarias por outra rota.

Qual era o principal produto procurado nas Grandes Navegações? As principais especiarias que tinham bastante valores no momento das Grandes Navegações são: cravo, açafrão, pimenta, gengibre, noz moscada, canela e ervas, tais como: alegrim, louro, manjericão, etc

mapa para o oriente para compras de especiarias
Crédito: Brasil Escola

Esse empreendimento da Expansão Marítima, não estava ligado somente a produtos, especiarias. Havia também um planejamento de expansão de riquezas das nações pela busca de metais.

A escassez de ouro e prata no continente europeu, levou países a fazer das Grandes Navegações, a oportunidade para explorar riquezas por onde chegasse. Lembre-se, Mercantilismo e as Grandes Navegações tem uma relação devido às características do sistema mercantil.

QUAIS AS PRINCIPAIS ROTAS DAS GRANDES NAVEGAÇOES?

Navegar por mares desconhecidos não era uma tarefa fácil. No final do medievalismo, os europeus tinham conhecimento sobre Oriente Medio, norte da África e as índias.

O conhecimento desses lugares desconhecidos, vieram por meio de relatos de viajantes de outras cidades, como exemplo, Marco Polo, numa viagem feita a região do Extremo Oriente, no ano de 1271. A América e a Oceania não eram conhecidos pelos europeus.

Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações? (A partir dos séculos XV e XVI, os europeus adentraram ao mar, pelo Oceano Atlântico, Pacífico e Índico, principalmente os portugueses e espanhóis. Coube a Portugal o pioneirismo nessa Expansão Marítima.

Leia mais sobre: Que fatores contribuíram para que Portugal fosse pioneiro nas Grandes Navegações? 

Portugal, pioneiro nas navegações, iniciaram a nova rota pelo périplo africano, ou seja, as Grandes Navegações implementada pelos portugueses teriam como objetivo, contornar a África para acessar o caminho do Oriente.

périplo africano, contorno da Africa
Imagem Crédito: Toda Matéria


O rei de Portugal, encarregou o fidalgo português, Pedro Alvares Cabral a chefiar a esquadra em março de 1500, formada por 13 navios (naus e caravelas), levando consigo cerca de 1500 pessoas, dentre essas comitivas estavam, padres, cartógrafos, soldados e navegadores e o escrivão, Pero Vaz de Caminha, autor da Carta de Pero Vaz de Caminha, endereçada ao monarca português. Pedro Alvares Cabral chega ao Brasil em 22 de abril de 1500, data consolidada do “Descobrimento do Brasil”.

Em sentido contrário, os espanhóis, concorrentes dos portugueses, fizeram o percurso diferentemente, com o mesmo objetivo de chegada ao Oriente: navegaram em direção ao Oeste.

Colombo em 1492, no mês de outubro chega à América. O seu plano era chegar ao Oriente, navegando em direção ao Ocidente, dando a volta ao mundo, considerando que a visão da época era de que a terra era redonda.

Depois de dois meses encontrou um novo continente: a América. O navegador espanhol achou tivesse chegado às Índias, chamou os vários povos locais de índios.

OUTROS PAÍSES NA ROTA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

Outros países também tiveram em seu planejamento, a inclusão na Expansão Marítima, dentre eles: Ingleses, franceses e holandês. Eles para acessarem ao Oriente, usaram diversos caminhos

A Inglaterra, com o navegador Giovanni Caboto, iniciou seu percurso se dirigindo ao Oriente, explorando alguns pontos da América do Norte, mas sem sucesso.

Compre esse livro na Amazon

Os franceses em 1534, com o navegador Jacques Cartier foi na direção do Oriente pelo extremo norte. Tomou posse de parte dos atuais Canadá e Estados Unidos.

A Holanda enviou seus navegadores a partir do final do século XVI. Conquistou as terras da região do Cabo (África), Java, Ceilão e ilhas Molucas (Ásia); Nova Amsterdã, Antilhas e nordeste do Brasil.

CONSEQUENCIAS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

Quais as consequência das Grandes Navegações? Elas acabaram por mudar as relações global:

-Crescimento mundial do comercio mundial;

-Mudança do eixo marítimo. Mediterrâneo por Atlântico;

-Ascensão dos países banhados pelo mar Atlântico;

-Colonialismo. Vastos impérios coloniais foram construídos pelos europeus se apropriando da riqueza dos povos africanos e ameríndios;

-Contato com outros povos levou a consciência de diversidade e necessidade de conviver com essas diferenças.

A Expansão Marítima foi responsável por transformar o país de Portugal na maior potência mundial nos séculos XV e XVI. Os portugueses estabeleceram colônias em diversas partes do mundo, América do Sul, caso do Brasil, África e Ásia.

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0