DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Falar de descobrimento do Brasil é um tanto contraditório, pois não descreve com exatidão um fato histórico propriamente dito. O termo é totalmente incorreto para aplicar a todo o processo e desenvolvimento dessa exploração da terra brasileira. 

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500
Imagem do Pixabay criada e adaptada no Canva

O termo "descobrimento", pressupõe-se que o local era inabitado, que não existia pessoa alguma no ambiente encontrado. Por essa razão que a expressão mais adequada é mesmo: A Chegada dos Portugueses ao Brasil. Outros já admitem até o termo: A Chegada dos Exploradores Europeus no Brasil.

AS GRANDES NAVEGAÇÕES

Os portugueses vieram ao Brasil dentro do contexto da Expansão Marítima, as chamadas Grandes Navegações, em que países como Portugal, Espanha e outros, se lançaram ao mar, movidos pela dinâmica do colonialismo, em busca de exploração de novas terras, procura de metais preciosos e expansão territorial para enriquecer suas metrópoles.

O pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações se deve aos seguintes fatores relacionados a política, economia e geografia: 

1.SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA e EXPERIÊNCIA MARITIMA - As vantagens da posição geográfica e sua relação  de larga experiência com o mar, fizeram do país pioneiro nas Grandes Navegações;

2.INVESTIMENTOS NO CONHECIMENTO NÁUTICOS -, O conhecimento dos instrumentos náuticos, tais como cartografia, astrolábios, bússolas e outros, possibilitaram a Portugal, o desafio de enfrentar o mar nas navegações;  

3.FINANCIAMENTO E APOIO DA BURGUESIA - A participação da burguesia investindo capital nos projetos dos navegadores, foi de muita importância para o desenvolvimento das viagens náuticas. Claro que isso era uma via de mão dupla. A burguesia também tinha interesse financeiro no retorno das Grandes Navegações.

4.CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA - No século XV, Portugal vivia um dos melhores momentos políticos: Uma monarquia estável, diferentemente de outras nações, o que favorecia o apoio e desenvolvimento dos projetos das Grandes Navegações.

Há uma discussão se foi por acaso ou se já foi traçado essa rota ao Brasil. Aqui não vamos entrar nos méritos se foi por acaso, ou se havia de fato uma intenção em descobrir o Brasil, pelos exploradores europeus, especificamente, os portugueses.

Chegada dos exploradores europeus ao Brasil em 1500
Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Oscar Pereira da Silva (1922)

CHEGADA AO MONTE PASCOAL

Os portugueses chegaram ao Brasil no dia 22 de abril de 1500, sob a liderança de um fidalgo português, Pedro Alvares Cabral, com treze embarcações e 1200 homens. Os primeiros sinais de terra avistada pela tripulação, foi a região do Monte Pascoal, na Bahia.

A principal fonte histórica que trata sobre o descobrimento do Brasil, é, de fato, a Carta de Pero Vaz de Caminha, endereçada ao rei de Portugal, D. Manuel I. Pero Vaz de Caminha fazia parte da equipe de Cabral nas embarcações.

Quando os europeus chegaram à terra que posteriormente receberia o nome de Brasil, encontraram uma natureza exuberante, uma língua que eles não conheciam, uma população indígena, com sua cultura, e línguas próprias, habitando a costa litorânea. 

Existiam no Brasil dois grandes blocos de indígenas: os tupis-guaranis e os tapuias. Outros grupos coexistiram no litoral, com outras línguas, tais como os aimorés, os tapuias, os tupinambás.

A chegada dos portugueses ao Brasil, não foi bom para os indígenas. Trouxe bastante prejuízos de diversas formas. pode-se dizer com certeza que sua chegada foi uma verdadeira catástrofe. Os índios sofreram a violência cultural, sofreram com as epidemias e mortes.

Sobre mais detalhes de cada grupo, não vamos nos deter nesse post, porque haverá outro momento em que nos dedicaremos aos indígenas no território brasileiro, por ocasião da chegada dos portugueses ao Brasil.

PERIODO PRÉ-COLONIAL

Ainda não existia, a princípio nenhum interesse da Coroa Portuguesa pela descoberta. Desde a chegada dos portugueses, nos anos iniciais, que correspondem a  1500 a 1535, a principal atividade econômica era a extração do pau-brasil, uma planta muito apreciada no mercado europeu que era adquirido através dos índios. Esse período é chamado de Período Pré-Colonial.
Essa dinâmica de trocas entre os indígenas e os exploradores da costa brasileira, envolviam madeira, farinha de mandioca que eram trocados por peças de tecidos, facas, canivetes e outras peças sem muita importância. Em outras palavras, o Escambo.

_________________
Editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0