ONDE OCORRERAM AS CRUZADAS?

Onde ocorreram as Cruzadas. As cruzadas foram organizações militares, com o propósito de libertar a cidade de Jerusalém do poder dos muçulmanos. A Igreja Católica da Europa Ocidental foi a organizadora dessas expedições.

O nome “Cruzadas” tem relação com uma série de expedições dirigidas pela Igreja Católica em direção à cidade sagrada, Jerusalém, com o objetivo de retomar dos muçulmanos os lugares sagrados. 

 


Cada cristão se considerava marcados pelo sinal da cruz. Suas vestimentas vinham com uma cruz bordada, como sinal de participante da batalha tão honrosa para eles.

QUEM CONVOCOU AS CRUZADAS

Os cristãos foram convocados para entrarem nas fileiras das Cruzadas, pela maior autoridade da Igreja Católica, o papa Urbano II, no ano de 1095, sob a alegação de uma guerra santa contra os infiéis, invasores do Santo Sepulcro sagrado na Palestina.

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DAS CRUZADAS

Depois que a cidade de Jerusalém foi conquista pelos turcos seljúcidas, seguidores da fé islã, a Igreja Católica, procura reaver o lugar santo, convocando todos cristãos a ingressarem nessa guerra santa contra os invasores desses lugares sagrados.

O principal objetivo delas terem sido convocadas, pelo Papa Urbano II, foi, inicialmente, no sentido de que as Cruzadas também seria um empreendimento religioso: uma luta dos cristãos contra os muçulmanos.

A fé cristã sentia-se de certa forma afrontada por grupos que não tinham nenhuma relação com o símbolo da fé do cristianismo, ocupando a Cidade Santa, em Jerusalém, Palestina.

Claro que além do motivo religioso, existiam outros motivos para que a Igreja e os demais participantes das Cruzadas estivessem arriscando suas próprias vidas, numa batalha tão sangrenta.

Podemos elencar aqui alguns desses motivos. Tais como:

·       Os dirigentes da igreja tinham como propósito desviara violência praticada pela nobreza guerreira, deslocando-a para fora da Europa;

·       Economicamente, as Cruzadas eram vista como uma grande oportunidade para os comerciantes ampliarem seus negócios com o Oriente;

·       Com as Cruzadas, nessas viagens em direção ao local da batalha, vinha também a questão de obtenção de terras pelos nobres;

·       Os mais simples cruzados, queriam compensar, de alguma forma, através dessa guerra santa, ganhar o perdão dos pecados, obter o direito à vida eterna, prometida pela Igreja Católica.


Imagem do Google criada com o Canva.com

QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS CRUZADAS

Foram várias as Cruzadas. Vamos destacar algumas delas:

Primeira Cruzada – 1096 a 1099. Lideradas por nobres de diversos lugares da Europa;

Segunda Cruzada – 1147 a 1149. Liderada pelo rei da França e o imperador da região é hoje a Alemanha. Houve desentendimento entre os líderes, acabaram perdendo a batalha pelos muçulmanos;

Terceira Cruzada – 1189 a 1192. Liderada pelos reis da França e da Inglaterra e pelo imperador da região onde hoje é a Alemanha. Houve um acordo entre os cruzados e os muçulmanos. Era permitido aos cristãos realizarem peregrinações a Jerusalém novamente;

Quarta Cruzada – 1201 a 1204. Motivada por interesses econômicos. Os comerciantes de Veneza ajudaram os cruzados fornecendo navios, alimentos e dinheiro. Em troca exigiam que os cruzados atacassem Constantinopla, cuja cidade tinha comerciantes concorrentes dos venezianos.  Assim foi feito pelos cruzados. 

(Fonte: Boulos, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania)

QUAIS OS RESULTADOS DAS CRUZADAS

As cruzadas provocaram mudanças significativas no ocidente da Europa, entre elas foram as seguintes:

Houve um aumento no comércio entre ocidente e oriente e várias regiões da Europa, acarretando um progresso econômico para os comerciantes europeus;

Participação maior dos europeus no rico comércio de especiarias e artigos de luxo orientais, por meio do Mar Mediterrâneo;

O outro lado da moeda dessas Cruzadas, foi o enfraquecimento dos nobres guerreiros, pois muitos se endividaram, perdendo parte de seus membros nessas batalhas.

As Cruzadas, deveriam ter uma conotação de reconquista de seu símbolo de fé cristã: a cidade sagrada. No entanto, o que se observa é que essas cruzadas foram muito mais além do que uma simples luta em nome da fé.

Aspectos econômicos, geográficos, como obtenção de terras, expansão do comercio por parte de comerciantes, consolidação de territórios dominados pelos reis e imperadores, mostraram que essa batalha tinha os olhos não apenas para os lugares sagrados, mas tinha também olhares para futuros negócios.

__________

Editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0