FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS: O PERIGO DA DESINFORMAÇÃO

Notícias falsas nas redes sociais não são novidades. Constantemente encontramos aqui e acolá, várias notícias mentirosas nos grupos, compartilhando com amigos e até mesmo dados pessoais de pessoas que conhecemos.

FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS: O PERIGO DA DESINFORMAÇÃO

O impacto dessas ações é bastante preocupante, principalmente quando há candidatos envolvidos e, em última instância, afetam os resultados eleitorais. 

Portanto, as redes sociais mais utilizadas tentam minimizar o impacto das notícias falsas por meio de diferentes operações.

Imagem do Canva.com

Fake News o que é?

Banner 728x110 criado no Canva.com

A intenção é confundir as pessoas, legitimar um determinado ponto de vista, ou mesmo prejudicar outra pessoa ou grupo.

Como saber se é fake news? Quem recebe uma notícia suspeita, percebe que normalmente, esse tipo de notícia falsa tem um forte poder viral e se espalha rapidamente. 

Na verdade, isso ocorre porque atraem o emocional de quem recebe a notícia, e fazem com que as pessoas espalhem notícias falsas, acreditando que estão divulgando informações realmente importantes.

Como as pessoas geralmente não checam as informações quando as recebem de redes sociais ou de amigos, esses boatos acabarão se espalhando e podem se espalhar mais rapidamente entre pessoas que usam as redes sociais apenas para obter informações.

Existem muitas maneiras de criar e divulgar notícias falsas nas redes sociais. Coloque uma postagem simples em seu perfil e ela pode eventualmente se espalhar. 

No entanto, a maioria das notícias falsas em grande escala é criada por empresas profissionais.

Leia mais sobre o tema: SENADO APROVA PROJETO DA FAKE NEWS

O Senado aprovou o projeto de combate às notícias falsas. Veja no infográfico detalhes do projeto a lei das fakes news.

Senado: Regras Fake News do senado

Infográfico sobre o projeto de combate à Fake News apresentado no senado

De um modo geral, o único objetivo da criação de desse sites ou blog é criar e divulgar notícias falsas. A página está em aliança com um bot, que ficará responsável por divulgar links de postagens falsas nas redes sociais e em grande escala em grupos, páginas e outros canais. 

Há esforços da sociedade de levar a situação a sério, desmentindo fakes news o quanto for possível para evitar a desinformação geral e prejudicar a quem quer que seja. O impacto das fake news é devastador no sentido da desinformação.

Com isso, a informação acaba atingindo um grande número de pessoas, que passam a replicar cada vez mais a notícia falsa, atingindo proporções inimagináveis.

Essas notícias falsas se assentam, também, na crise da confiança dos leitores nos veículos tradicionais de comunicação. 

Ao não acreditarem na imprensa, as pessoas passam a dar mais credibilidade às informações divulgadas nas redes sociais, por acreditarem que são pessoas reais falando sobre o assunto. E é assim que o boato se espalha e se intensifica.

Imagem do canva.com

Fake News nas eleições: qual o impacto dessas notícias falsas? Criação da CPMI das Fakes News

Esse tipo de divulgação nas redes sociais são é assunto sério. Afinal, há estudos que mostram que elas conseguiram até mesmo impactar na decisão dos eleitores na hora de votarem. 

Considerando o poder viral de uma Fake News e os resultados que proporciona nos meios de comunicação, especialmente, nas redes sociais, foi criada na Câmara dos Deputados e Senado Federal, uma Comissão Parlamentar Mista de inquérito das Fake News.

OBJETIVOS DA CPMI DAS FAKES NEWS

O propósito dessa CPMI das fake news: "investigar os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e o debato público; a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições 2018; a prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores, bem como sobre agentes públicos, e o aliciamento e orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio". RQN11/2019 Congresso Nacional

No Brasil, essas notícias falsas nas redes sociais também ajudaram nas eleições de Bolsonaro. Um estudo da organização Avaaz mostrou que 98,21% dos eleitores do atual presidente acabaram sendo expostos à fake news durante as eleições e 89,7% acreditaram que essas notícias falsas eram reais.

Uma dessas notícias falsas espalhadas nas redes sociais, de que houve fraude nas urnas eletrônicas para beneficiar o candidato do PT à presidência, alcançou 16 milhões de pessoas nas redes sociais em tempo recorde.

Imagem do Canva.com

Analisando ainda, o estudo comprovou, também, que 85,2% dos eleitores de Bolsonaro receberam notícias falsas de que o candidato do PT, Fernando Haddad, havia implementado o “kit gay” e 83,7% acreditaram nessa história. Assim funciona a disseminação de uma notícia que pode arruinar qualquer segmento da sociedade

Como você percebe, as fake news nas redes sociais são um assunto sério. Mesmo porque essas notícias conseguem ter um poder apelativo muito grande, podendo, até mesmo, serem decisivas em uma disputa eleitoral ou colocar em risco à saúde das pessoas (como no caso das fake news da Pandemia).

COMO IDENTIFICAR NOTICIAS FALSAS

Criar o hábito de sempre checar a informação antes de passá-la adiante é a melhor maneira de se combater essas noticias nas redes sociais. Uma checagem simples por meio de uma pesquisa no Google já poderá revelar se determinado assunto é verdadeiro ou não.

Compre esse livro no Amazon

Para essa finalidade, também existem vários sites e agências dedicados exclusivamente a avaliarem e conferirem as informações – e você poderá checá-los com frequência, evitando passar adiante boatos e calúnias.

Veja algumas dicas nesse infográfico

Infografico sobre fake news
Infográfico criado no Canva.com

Se você gostou desse post, compartilhe em suas redes de contatos, assim estará combatendo a disseminação de notícias falsas.

Acesse no blog e confira mais novidades temáticas

www.muraldehistória.com

Post atualizado e ampliado em 28 de março de 2022

___________________

Editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0