CANGAÇO

Muitos movimentos surgiram durante a trajetória da história de nosso país. Movimentos de revoltas, contestação, separatismo e outros com características peculiares. 

Alguns desses movimentos conseguiram alcançar em parte, ou no todo, os seus objetivos. Outros não tiveram o mesmo sucesso, sendo derrotados pelas tropas governamentais.

Mas uma coisa é preciso lembrar: Nesses movimentos, em sua grande maioria, sempre existia a  figura de um líder. Alguém que conseguia reunir grupos, em torno de seus ideais, conquistando-os através da confiança em sua liderança.

O Cangaço?

A história do Cangaço de Lampião é revestida de controvérsias. Lampião, o cangaceiro, ora é visto na literatura, como uma figura heroica, um justiceiro, um mito. Mas também, existem narrativas que colocam o famoso cangaceiro como vilão, bandido.

Lampião, o cangaceiro
Imagem feita no Canva

Quando se fala do cangaço, não se pode deixar de mencionar, a principal figura Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. O nome de "Lampião", se deve à facilidade como atirava e manejava armas de fogo, provocando um enorme clarão, semelhante a um lampião que iluminava a noite.

O cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, era o nome de como se chamava Lampião. Nascido em 1898 em Serra Talhada (PE), foi fruto de uma família abastada na região.

O pai do cangaceiro havia sido morto por disputas de terra e para vingar sua morte, o filho torna-se Lampião. A sua história começa com a sede de vingança, entrando para um grupo de cangaceiros, tornando-se o maior cangaceiro da história.

Enfim, o que foi o Cangaço?

O Cangaço foi um movimento social surgido no sertão nordestino no final do século XIX e início do século XX. Esse movimento era composto por jagunços, capangas, homens armados, conhecidos como cangaceiros.

Os cangaceiros surgem num momento em que havia péssimas condições sociais na região do nordeste. Os grandes donos de fazendas, os latifundiários possuíam e concentravam a maioria das terras e renda em suas mãos.

Essa situação em que a maior parte das terras e rendas estavam nas mãos dos poderosos, castigava a maioria da população, deixando-os na miséria, em situação social precária. como se não fosse o suficiente, os altos impostos, a seca, castigavam mais ainda a vida dos nordestinos.

O que o cangaço defendia 

Assim eram esses homens, cangaceiros, armados, que saiam pelas cidades em busca de fazer justiça e de vingança com as próprias mãos, protestando contra a situação precária em que vivia a população nordestina.

O desemprego, escassez de alimentos, a falta de perspectiva, também, podem ser considerados como motivos para entrar na pratica do cangaço.

As principais características do cangaço foram:


- Fenômeno social, marcado por ações violentas;

- Andavam sempre em bandos e bem armados, provocando terror por onde passavam, no sertão nordestino brasileiro;

- Por onde passavam, faziam saques às fazendas, atacavam comboios e sequestros a fazendeiros com o objetivo de conseguir resgates

- Ajudavam as pessoas que acatavam suas ordens, por isso eram respeitados.


Os cangaceiros eram nômades, isto é, não tinha residência fixa. Estavam sempre em movimento, de uma região para outra, de uma cidade para outra, sempre ajudado pela população por onde passavam. Claro que a violência era usada por quem desobedecesse

Como foi a morte de Lampião e seu bando?

Lampião foi morto numa emboscada, na fazenda Angicos, no Estado de Sergipe, no dia 27 de julho de 1938. Até hoje não se sabe quem denunciou às volantes, o local onde se encontrava o bando. Lampião, foi alvejado por três tiros, falecendo no local.

Lampião, foi morto juntamente com sua esposa, Maria Bonita, e mais nove cangaceiros. O cangaceiro foi decapitado, sendo sua cabeça levada para ser expostas em diversos locais como uma espécie de exibição de um troféu, conseguido pelas volantes.

A cena da execução do bando de Lampião, parecia mais um filme de terror. Os corpos foram degolados e expostos na escadaria da Prefeitura de Piranhas.
Bando executado pelas volantes
Imagem do Google
Claro que um acontecimento dessa grande proporção, deveria ser revelado à população, a força da polícia, por ter conseguido acabar com uma lenda do sertão, que estava aterrorizando o sertão, 

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0