O que foi a Contrarreforma? A Contra-Reforma ou Reforma Católica foi um movimento de reestruturação da Igreja Católica, culminando na Concílio de Trento em 1545.
Seu objetivo era reformar a própria Igreja Católica e responder ao protestantismo que avançava com muito rapidez no Sacro Império Romano.
A cúpula da igreja entendia que a única saída para conter o avanço do protestantismo, seria realizar imediatamente, uma reforma dentro da igreja.
Em meio ao avanço das novas igrejas cristãs, provocada pela Reforma Protestante, a Igreja Católica, convoca o clero para a reunião, onde seriam tratados assuntos que pudessem dar uma resposta urgente, ao crescimento dessas novas igrejas, criadas com doutrinas e ideias da Reforma Protestante.
O clero se reuniu no Concilio de Trento de 1545 a 1563. Na reunião, eles fortaleceram a doutrina católica e, portanto, muito questionados pelas igrejas novas igrejas cristãs; reafirmaram a infalibilidade papal e o investimento na formação de missionários para espalhar a mensagem católica no mundo.
Outras medidas de contra-reforma são a proibição da circulação de livros que contradigam a ideologia católica e o estabelecimento da Inquisição ou o mais conhecido, Tribunal do Santo Ofício.
![]() |
Imagem do Google |
A santa Inquisição tinha como objetivo, julgar pessoas consideradas hereges, algumas das quais publicamente condenadas à morte.
Considerando as profundas mudanças ocorridas na Europa, tanto a Reforma quanto a Contrarreforma, tiveram um impacto no continente europeu e no resto do mundo.
O que foi a Santa Inquisição?
Conhecido também como Tribunal do Santo Ofício, a Santa Inquisição era dirigida pela Igreja Católica Romana e foi criada no século XIII, durante a Idade Média.
Seu propósito era buscar o arrependimento daqueles considerados hereges pela Igreja e condenar as teorias contrárias aos dogmas do cristianismo.
Imagem crédito:Cultura Genial
Muitas pessoas, foram julgadas e sentenciadas a punições, torturas e mortes. Os julgamentos promovidos pela Igreja, se baseavam nas doutrinas da igreja, criadas pelos religiosos e eram tidas como leis inquestionáveis.
A Santa Inquisição, evocada pela Contrarreforma, na maioria dos casos, julgavam as vítimas, lhes atribuindo acusações, de ataques à doutrina da igreja.
As sentenças eram totalmente revestidos de condenações com argumentos absurdos e sem provas alguma. Muitos foram queimados na fogueira.
Contrarreforma, portanto, foi a resposta da igreja católica nos séculos 16 e 17, quando o catolicismo tomou medidas para sua reorganização, para reavivar a fé e a disciplina religiosa.
Seus mecanismos mais eficazes foram o Concílio de Trento, a Inquisição ou Santo Ofício, o Índex dos livros proibidos, para a reconquista de territórios que o catolicismo havia perdido para o avanço do protestantismo.
________________
Editor do blog
Postar um comentário