O QUE FOI A GRANDE DEPRESSÃO

O que foi a grande depressão? A Crise de 1929 ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Foi a maior crise financeira ocorrida na história dos Estados Unidos, persistindo até o final da Segunda Guerra Mundial. 

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os países europeus estiveram totalmente envolvidos no processo de guerra, afetando a indústria e a produção. 

Os Estados Unidos passaram a suprir a demanda da Europa por aço, alimentos, máquinas e outros produtos, além de carvão e outros itens básicos para manter a guerra.

Desde a Guerra Civil, os Estados Unidos (861-1865) têm produzido armas e munições em grande escala. Estando localizado no outro lado do Oceano Atlântico, beneficiou-se das necessidades da guerra de produção e abastecimento e com nenhum ataque a seu território.

Os EUA saíram da Primeira Guerra Mundial com bastante prestigio e poderio econômico. Os americanos no ano de 1929 tinha se tornado a maior economia do planeta e viviam uma época de prosperidade e otimismo. 

Investimentos na Bolsa de Valores de Nova York foram profundamente marcados por altos investidores que viam na ocasião a grande oportunidade de obter altos lucros com os rendimentos das ações.

A Grande Depressão
Imagem Licenciável do Google

Atraídos pelos altos lucros das ações, empresários, investidores aumentavam artificialmente os preços das ações de suas empresas na Bolsa.

O que foi a quebra da Bolsa de Valores de Nova York?

Com tantas especulações, no final dos anos de 1920 o preço das ações começaram a se desvalorizar, gerando a quebra da Bolsa de Valores, no dia 24 de Outubro de 1929. Esse fato ficou conhecido como ou mais conhecido como a Quinta-Feira Negra.

Resultados da maior catástrofe financeira do capitalismo:
  • Desemprego generalizado;
  • Queda do consumo de preços;
  • Falência dos bancos;
  • Fechamento de empresas.
A quebra da Bolsa atingiu vários países capitalistas, dentre eles:
Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália e Reino Unido.

Como a queda da Bolsa de Valores afeta o Brasil

A crise de 1929 também afetou o Brasil. Os Estados Unidos são o maior comprador do café brasileiro. Afetadas pela crise, as importações desse produto caíram fortemente e o preço do café brasileiro caiu. 

Governo queima estoque de café na crise de 1929
Créditos: Memorial da democracia
A Grande Depressão obrigou o Brasil a tomar medidas. Para evitar depreciação excessiva, como relação à produção do café, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. 

Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. 

A Grande Depressão, de certa forma, levou os cafeicultores a enxergar outras possibilidades económicas, driblando a crise. Muitos desses cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
_____________
Editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0