SÉCULO XIX: LIBERALISMO, NACIONALISMO E SOCIALISMO

Século XIX: liberalismo, Nacionalismo, Socialismo e Anarquismo. Não se pode negar que o Século XIX foi considerado como a época de profundas mudanças nas sociedades europeia e por extensão, no mundo. 

Essas mudanças alcançaram vários setores tais como, no nível ideológico, liberalismo, nacionalismo, vários socialismos, anarquismo e as doutrinas sociais da igreja. 

Imagem da Revolução Francesa
Imagem - Créditos: Editora Unesp

Devem-se a essa nova etapa, mudanças nas invenções, tais como, o motor a explosão e a gasolina, invenção do telefone, telégrafo.

A era das mudanças, no campo das indústrias têxteis, metalurgia, avanço nos transportes, com as ferrovias, os automóveis e os navios a vapor.

Com o avanço da medicina, a melhoria dos padrões de saneamento e o aumento da produção agrícola, a população também aumentou. O processo de urbanização se acelerou e a expansão de diversas cidades.

LIBERALISMO

O liberalismo é uma teoria política, econômica e social baseada nos ideais de liberdade pessoal e comercial, em que todas as pessoas devem gozar de direitos humanos iguais para garantir a livre concorrência no mercado. 

As teorias liberais surgem sob influência do iluminismo europeu e dos movimentos revolucionários burgueses, a partir do século XVII, para se oporem às formas de Estado absoluto. 

Essa doutrina orientou e organizou os procedimentos políticos na perspectiva da ordem burguesa. Os países onde o liberalismo se desenvolveu foram aqueles onde existia uma burguesia forte e poderosa.

Principais teóricos do Liberalismo clássico:

Esses são considerados os principais teóricos do liberalismo clássico: Adam Smith, Alexis de Tocqueville e Benjamin Constant.

Imagem de Adam Smith
Crédito: Escola Educação

Entre o liberalismo do século 20 adaptado às necessidades do novo mercado, estão teóricos como Ludwig Von Mises, Friedrich Hayek, criadores do neoliberalismo e o libertarianismo.

Tipos de Liberalismo

Liberalismo Econômico: baseado no entendimento de que o Estado não deve interferir na economia, pois essa deve ser feita a partir da livre iniciativa dos cidadãos, que devem ser livres para produzir e fazer comércio, sendo responsáveis por si mesmos.

Liberalismo Político: baseado nas teorias de filósofos liberais clássicos como John Locke, o Iluminismo francês e os filósofos utilitaristas britânicos Jeremy Bentham e John Stewart Mill. 

Essas ideologias visavam, no sentido mais amplo, romper com o autoritarismo da monarquia autocrática.

NACIONALISMO

É uma ideologia política, que valoriza todas as características de um país. Se expressa por meio do patriotismo, que envolve a utilização dos símbolos nacionais, da bandeira, de cantar o hino nacional, etc.

É um conceito desenvolvido para compreender fenômenos típicos do século 19: ou seja, o surgimento de um certo senso de pertencimento a uma determinada cultura, região, idioma e nação (ou, em alguns argumentos nacionalistas, raça).

Esses sentimentos surgiu pela primeira vez França, sob a liderança de Napoleão Bonaparte e também nos Estados Unidos da América.

SOCIALISMO

A exploração dos operários fez com que , vozes se levantassem, denunciando e buscando soluções para os males que afligiam as classes menos favorecidas.

Socialismo: doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII, durante a Revolução Industrial, como programa político das classes trabalhadoras.

Tipos de Socialismo

  • Socialismo Utópico

Teoria criada por Robert Owen (1771 – 1858), Saint-Simon (1760 – 1825) e Charles Fourier (1772 – 1837).

Nascido no início do século XIX, o socialismo utópico surgiu da crítica ao capitalismo e tentou encontrar soluções para os problemas da sociedade industrial. Chamados de utópicos porque o socialismo defendido era irrealizável.

  • Socialismo Científico

Criado por Karl Marx e Friedrich Engels, propõe a análise científica do capitalismo, visando a sua superação.

Karl Marx
Créditos: Aventuras na historia

O socialismo científico, também conhecido como marxismo, afasta-se do socialismo utópico por propor uma "ciência" da revolução, com o propósito de determinar as leis que regem as formas de organização social, seu surgimento e sua extinção.

O ANARQUISMO

O anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico que defende a ausência de governo, o fim do capitalismo e de qualquer autoridade, no final do século XIX.

O anarquismo lutava para construir uma sociedade onde ninguém precisaria de dirigentes para saber aquilo que se deve fazer. Teóricos: Bakunin, Kropotkine e Malatesta.

1 Comentários

Anônimo disse…
Olá.Faça também uma postagem sobre o comunismo. Seria muito interessante
google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0