SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - PARTE II

EUA contra ataca em resposta aos japoneses  

Os Estados Unidos, após o ataque a sua base em Pearl Harbor, no Havaí, no Pacífico, declara guerra ao Japão, promovendo ataques as duas cidades Hiroshima e Nagasaki. A primeira bomba de Hiroshima, lançada no dia 06 de agosto de 1945, do avião bombardeiro norte-americano Enola Gay.

bombas lançadas nas cidades japonesas
Imagem pesquisada no Google-Imagem licenciável

A bomba foi detonada a 580 metros de altura, causando um profundo estrago na cidade japonesa. Conta-se que cerca de 140 mil pessoas morreram na explosão e outras tiveram mortes devido às sequelas deixadas pela bomba nuclear.


bomba nuclear
Imagem de DeSa81 por Pixabay

Como que não bastasse, para piorar a situação, os americanos, dias depois, lançaram mais uma bomba na cidade de Nagasaki, provocando a morte de 70 mil pessoas, deixando grande parte da cidade arrasada. 

Leia também

SEGUNDA GUERRA - PARTE I

Após os ataques norte americanos, sem chance de se reabilitar, o Japão se rende, encerrando-se o conflito no Oceano Pacífico, em 2 de setembro de 1945.

O Brasil também entra na Guerra, por terem seus navios afundados pelos alemães. O Brasil alia-se aos Estados Unidos, declarando guerra ao eixo, enviando os pracinhas para combater o inimigo, junto aos aliados.

Os pracinhas na segunda guerra

Na verdade, em maio de 1941, o presidente Getúlio Vargas, em troca de financiamento de parte da construção da Usina Siderúrgica, permitia que os Estados Unidos instalassem suas bases aeronavais no Nordeste, uma região bem estratégica para o acesso ao norte da África, por onde os americanos pretendiam atingir a Europa.

Sob forte pressão dos brasileiros e dos americanos, Getúlio Vargas ordena o envio de tropas. O Brasil treinou e enviou para a Itália a FEB, composta de 25.334 mais conhecidos como os pracinhas.  

A BATALHA DE STALINGRADO

soldados
Imagem de Defence-Imagery por Pixabay 

Os alemães, interessados nas riquezas soviéticas e totalmente contrário ao comunismo, o líder alemão simplesmente quebra o pacto de não agressão, autorizando a invasão à União Soviética em junho de 1941.

Os alemães avançavam deixando rastros de cadáveres no território russo. Entretanto, os russos sabedores das desvantagens, resolveram usar a tática da terra arrasada, que era destruir tudo que pudesse ser de utilidade ao inimigo. Sendo assim, hospitais, fábricas, plantações, eram destruídos pelos soviéticos.

guerra
Imagem de ThePixelman por Pixabay


Os alemães avançaram até a cidade de Stalingrado, onde acontece a batalha mais sangrenta terrestre da Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Stalingrado, em dezembro de 1942 a fevereiro de 1943. Nessa disputa, os soviéticos saíram vencedores, obrigando os alemães a voltarem para seu reduto a Alemanha.

Os soviéticos não apenas ganharam a batalha, como também retomaram países ocupados pelos nazistas, tais como: a Bulgária, Romênia, Hungria, Polônia e Tchecoslováquia.

Imagem do Google

O DIA D DESEMBARQUE NA NORMANDIA

Os soviéticos não apenas ganharam a batalha, como também retomaram países ocupados pelos nazistas, tais como: a Bulgária, Romênia, Hungria, Polônia e Tchecoslováquia. O exército soviético a partir de 1943, se dirigiu a Berlim, capital da Alemanha, abrindo a primeira frente de luta dos Aliados contra o eixo. 

Então, os Aliados avançavam em várias direções: os EUA, no Pacífico, assumiam a ofensiva no conflito. A Inglaterra partir para a contraofensiva no continente asiático e a outra foi para o norte da África.

Na Itália, os italianos forçaram a renúncia de Mussolini e assinaram acordo de paz com os Aliados. Roma foi libertada em 1945 com a ajuda dos italianos e Aliados. Mussolini foi capturado e morto pela resistência popular da Itália.

Depois que a Itália foi libertada, os Aliados abriram a terceira frente de luta contra os alemães, desembarcando na Normandia. O dia escolhido pelos Aliados para o desembarque das suas tropas, no dia 06 de junho de 1944, ficou conhecido como o Dia D, um código para evitar o conhecimento dos alemães por rádio.

Imagem do Google

Em 1944, os Aliados libertaram Paris das mãos dos alemães nazistas. Após a ofensiva dos Aliados se dirigiram em direção a Berlim. A cidade alemã foi atacada de vários lados. Por um lado, os soviéticos e do outro lado, os anglo-americanos, assim estava totalmente derrotada as tropas nazistas. Em 8 de maio de 1945, os alemães assinavam a sua rendição incondicional. Assim terminava a guerra na Europa.

O HOLOCAUSTO

Em Nuremberg, na Alemanha, no dia 20 de novembro de 1945, foi instalado o tribunal de Nuremberg, a fim de julgar os dirigentes nazistas pela morte de milhões de judeus, nos campos de concentração. 

Leia também

Calcula-se que 6 milhões de judeus foram exterminados nos campos nazistas. Esse extermínio ficou conhecido como Holocausto. 

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0