CAPOEIRA É DANÇA OU LUTA?

Você sabe onde e quando foi criada a capoeira? Em que país foi criada a capoeira? e em que momento surge a capoeira no Brasil? Essas particularidades você saberá agora nessa postagem.

A origem da capoeira remonta aos tempos da escravidão no Brasil colonial. Escravos que vinham da África para o trabalho nas fazendas, no plantio, colheita da cana de açúcar, no café e trabalhos domésticos nas casas dos senhores de engenhos e fazendas.

Enfim, esses escravos foram os braços dos grandes fazendeiros, dos senhores da casa grande, senzalas.

Roda de capoeira em silhueta
Imagem licenciável pesquisada no Google

CAPOEIRA

Quando o Brasil foi colonizado por Portugal, os exploradores perceberam que a mão de obra indígena não era o que eles esperavam, logo partiram para buscar escravos na África.

A capoeira era praticada pelos negros escravizados em áreas desmatadas para o cultivo. O termo tupi kapu’ é uma junção dos termos ka’a (“mata”) e pûera (“que foi”) e significa “o que foi mata”. Os escravos, também, praticavam nas senzalas. Ela era um símbolo resistência.

pintura de tela escravos lutando capoeira
Capoeira entre os escravos. Imagem do Google

CAPOEIRA, ETNIA E RELIGIÃO

Assim como disfarçavam suas práticas com a sua religião, os escravos ao perceberem a chegada dos capangas dos senhores, fingiam ser uma dança, para disfarçar o momento e não serem punidos, uma vez que eram proibidas essas práticas: tanto a religião quanto a capoeira.

Segundo a maioria dos pesquisadores, sua origem é da etnia banto, uma das etnias que foram trazidas pelos navios, para o Brasil, para trabalharem nesses engenhos, fazenda e casas dos senhores. Documentos relatados na história mostram que a capoeira é fruto da cultura africana.

Aparentemente a prática da capoeira demonstrada em algumas academias ou em apresentações a turistas, como uma recepção (dependendo do lugar), parece mais com um gingado de corpo. Mas na verdade, a finalidade da capoeira, em suas origens, tinha outros objetivos, como conhecemos hoje.

Muitos perguntam se o termo correto é luta, roda, ginga ou dança? Segundo alguns pesquisadores, a questão se é dança ou luta, não tem sentido de ser pelo fato de que na cultua africana, principalmente entre os bantos, a luta sempre tem características de dança.

roda de capoeira
Imagem licenciável pesquisada no Google

Roda de capoeira, luta de capoeira, gingado, dança? Enfim, existem várias formas de se referir a essa cultura africana. Nos quilombos

, a capoeira era usada tal qual uma defesa, mas com o passar dos tempos ela evoluiu como uma dança e que tinha como característica de um jogo: o desafio.

EM QUE MOMENTO SURGE A CAPOEIRA NO BRASIL

Mesmo depois da abolição da escravidão no Brasil, era considerada subversiva a roda de capoeira. No Código Penal brasileiro, por meio do decreto 847, datado em 11 de novembro de 1890. Era terminantemente proibida. Assim dizia o código penal:

“Art. 402. Fazer nas ruas e praças publicas exercicios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumultos ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal:

Pena - de prisão cellular por dous a seis mezes.
Paragrapho unico. E' considerado circumstancia aggravante pertencer o capoeira a    alguma banda ou malta.

Aos chefes, ou cabeças, se imporá a pena em dobro.”

A Capoeira no governo de Getúlio Vargas

Mestre Bimba e Getúlio Vargas
Capoeirista Mestre Bimba e Getúlio Vargas

Foi a partir do governo de Getúlio Vargas, em 1937 que a capoeira ganhou espaço como esporte nacional. Mudou-se o Código Penal Brasileiro, em 1940 e o termo capoeira foi reconhecido.

Em 1941, um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, permitia a criação do Departamento Nacional de Luta Brasileira.

Em 1953, o presidente declarou a capoeira como único esporte verdadeiramente nacional e assim o esporte acabou ganhando espaço cada vez mais nas academias.

Esses gingados: mistura de movimentos de pernas e acrobacias, símbolo de resistência dos escravos, a roda de capoeira foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Já no ano de 2008, a modalidade capoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Hoje, a capoeira está difundida em diversos países, praticada por diversas pessoas de todas as idades, tornando a dança ou roda de capoeira valorizada entre gerações.

A capoeira hoje, já faz parte de grande parte das academias, como uma das modalidades, diante de tantas, oferecidas aos participantes. É uma atração para a turma de adolescentes e jovens e para as futuras gerações.

Curta nossa página do Facebook

Acesse nosso site

______________________

Prof. Inácio

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0