O QUE FOI O HOLOCAUSTO

 O QUE FOI O HOLOCAUSTO  

O significado da palavra holocausto, vem do grego holos (todo, totalmente) e kaustro (queimado). Quando se fala sobre a Segunda Guerra Mundial, não se pode deixar de lado um dos horrores dela: O Holocausto

A guerra trouxe um trágico saldo de mortes. Junto a esse saldo, estão inclusos cerca de 6 milhões de judeus, assassinados, em câmaras de gás, espalhados nos campos de concentração, especialmente os que estavam localizados em Auschwitz e Auschwitz-Birkenau, considerados os maiores campos de extermínio nazista, sob o comando de Adolf Hitler.
 
campo de exterminio nazista
Imagem de Carl S por Pixabay


POLITICA DA RAÇA SUPERIOR


Na Alemanha nazista, foi implantada uma rede de perseguição politica, social, étnica e religiosa, baseada na ideologia da raça superior. Assim sendo, nessa política de perseguição, estavam: ciganos, homossexuais, negros e judeus. Muitos obrigados a viverem em guetos. Para os perseguidos, o inimigo estava bem mais próximo. Para os nazistas, esses inimigos eram os mais fáceis de serem derrotados. 

Cerca do campo de concentração
Imagem de Jordan Holiday por Pixabay

PORQUE O POGRON CONTRA  OS JUDEUS


Uma das ações nazista contra os judeus, foi o Pogron, uma palavra russa que significa: causar estragos, destruir com violência. A Noite dos Cristaisuma referência à enorme quantidade de cacos de vidros das lojas e janelas judaicas que se espalharam nas ruas das cidades alemãs, onde tudo aconteceu. 

Uma ação violenta marcada pela forte destruição de símbolos judaicos, sinagogas, casas comerciais, invasões de residências de judeus e seus pertences destruídos. A Noite dos Cristais foi uma represália de Hitler, contra o assassinato do chanceler alemão.

vidros quebrados
Noite dos Cristais - Alemanha nazista

O fato aconteceu, por causa do assassinato de um chanceler alemão, por um estudante judeu, residente em Paris, local da embaixada alemã. O motivo do assassinato do chanceler alemão, deve-se ao fato dos pais desse jovem terem sido expulsos da Alemanha. 

O CAMINHO DA MORTE DOS JUDEUS


Essa perseguição nazista aos judeus, já tinha sido arquitetada em abril de 1933, quando todos os alemães foram convocados a não comprarem nada em estabelecimento judaico, acrescentando ainda mais a proibição de judeus a frequentarem estabelecimentos públicos, hospitais. 

judeus prisioneiros dos alemaes
Imagem Google Licenciavel

Como se não bastassem, proibiram casamentos entre judeus e não judeus e a obrigação de um judeu para hastear a bandeira nazista. Pense que humilhação! O caminho para a morte estava traçada. Era só questão de tempo e justificativas nazistas para encaminhar judeus aos campos de concentração alemão.
___________________
Prof. Inácio - editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0