O CONFLITO ENTRE ISRAEL E O HAMAS

Esse conflito entre judeus e árabes é muito antigo. Envolvem questões históricas, religiosas e disputas de terras. Quem imaginar que se trata apenas de questões religiosas, esquece que isso tem origem milenar e vai muito mais além dessas polêmicas atuais.

Palestino atirando objetos incendiados contra os judeus
Imagem de hosny salah por Pixabay

O CONFLITO ENTRE ISRAEL E O HAMAS

Os recentes conflitos que envolveram Israel e o grupo Hamas, (Movimento de Resistencia Islâmica)grupo considerado um dos mais extremistas do Oriente Medio que controla a Faixa de Gaza, trouxe à tona o velho problema no coração do Oriente Medio, que se arrasta por décadas, provocando mortes e destruição em território palestino, principalmente.

Leia mais sobre o conflito Israel e Palestina

#Hamas= grupo que luta contra a formação do Estado de Israel. Criado no pós-guerra ou seja, após a Segunda Guerra Mundial. 
#Faixa de Gaza= Considerada uma das áreas mais densa do planeta, É um território com uma faixa estreita de terra no oeste com fronteira com o Egito e Israel.

Saiba mais sobre a Faixa de Gaza

conflito na Faixa de Gaza
Homem na Faixa de Gaza atira objeto incendiado na direção do território israelense — Foto: Mahmud Hams/AFP

O QUE PROVOCOU O CONFLITO ATUAL?

Todo o conflito está ligado a ameaças de despejos de palestinos que residiam num bairro fora dos muros da cidade velha de Jerusalém. conhecida por Sheikh Jarrah.

A origem desse conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, está mesclado com vários incidentes que culminaram, desde ao ataque a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, operações policiais, ordem de despejo dos moradores do bairro Sheikh Jarrah, na Parte da Palestina de Jerusalém Oriental e a marcha da extrema direita israelense em direção ao Monte do Templo.

Essa série de acontecimentos, provocou uma onda de violência extrema no território, envolvendo exercito israelenses e o grupo Hamas, com lançamentos de foguetes do grupo Hamas contra Israel.

O lançamento de foguetes pelo Hamas, provocou o revide dos israelenses que num ataque pesado lançou seu poderio de fogo contra a Faixa de Gaza. Muitos mortes, destruição de prédios foram provocadas nesse conflito.

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO DESPEJO?

Toda essa questão que envolvem os dois lados, está ligada a retirada de quatro famílias palestinas de suas casa no bairro, próximo à Cidade Velha de Jerusalém.

Essas famílias, estavam em território israelense. Elas acionaram a justiça para permanecerem no bairro. Essa briga na justiça se arrastou por vários anos, sem ganho de causa na Suprema Corte de Israel.

Segundo as leis de do Estado de Israel, que se encontra no bairro em questão, está dentro da lei, pois a região foi conquistada, antes da criação do Estado de Israel.

Compre esse livro na Amazon

Os judeus construíram suas moradias, ficando naquele bairro até serem expulsos pelo governo da Jordânia. Então, mais moradias foram construídas e o governo jordaniano enviando famílias palestinas para a região.

O que ficava mais complicada, era a convivência e a aceitação entre judeus e palestinos. Para os judeus, a região lhes pertencia e com ajuda de organizações israelenses, os judeus compraram o terreno retornando gradativamente ao local.

Depois de muita luta na Corte Suprema de Israel, para ter direito a ficar no local, a ordem despejo dessas famílias foi acatada pela Corte e aí, tem o início dos protestos em cidades de Gaza e da Cisjordânia.

A AÇÃO DO HAMAS NO CONFLITO

O grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza, aproveitou a ocasião para inflamar a população palestina contra os israelenses. Esse conflito causou estragos e mortes em Israel.

De um lado e do outro, haverá perda de civis inocentes que em nada mereciam essa situação. A paz deve ser construídas entre ambos com o propósito de defender vidas e evitar danos maiores a cada lado. Esperamos paz no Oriente Medio.
____________
Editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0