FEUDALISMO

Feudalismo foi um modo de organização social, político, econômico e cultural, baseado no regime de servidão que predominou na Europa Ocidental, durante a Idade Media, entre os séculos V a XV, baseada em grandes propriedades de terras, chamadas de feudos.

Com a queda do Império Romano do Ocidente, também introduziu o processo de descentralização política e administrativa que transformou o feudo na unidade do sistema econômico.

COMO SURGIU O FEUDALISMO NA EUROPA?

O surgimento do feudalismo na Europa Ocidental está ligado ao momento da queda do Império Romano. As diversas invasões bárbaras à região do Império, foram forçando as pessoas a fugirem da cidade para os campos. 

Essas migrações da cidade para a área rural é o que chamamos de ruralização. Essa fuga era realizada tanto pelos nobres, quanto pelas camadas pobres. 
Aos poucos, essas invasões foram criando novas sociedades compostas por invasores e conquistados, se ajustando a padrões dos invasores.

No sistema feudal, a terra se tornou uma fonte de riqueza e a agricultura, ainda que básica, era a principal fonte de economia.

Castelo sob céu cinzento
Castelo Medieval: Créditos Pexels

VASSALAGEM NO FEUDALISMO

No regime do feudal, aquele que doava a terra, passava a ser o suserano de quem a recebia. O vassalo, portanto, era aquele que recebia o feudo de um aristocrata ou suserano. Essas relações sociais, baseavam-se na propriedade da terra e na produção agrícola. 

Portanto, a pratica da vassalagem consistia numa relação de obrigações e direitos. Uma pratica de origem germânica, reproduzida e estimulada pelo rei Carlos Magno.

Como funcionava nos tempos de Carlos Magno? A vassalagem era combinação de direitos e deveres recíprocos entre o rei, que doava terras e do outro lado, seus servidores, que recebendo os benefícios, comprometiam-se a prestar serviços, inclusive militares.

Imperador Carlos Magno
Créditos: Pesquisa do Google

Com o fim do Império Carolíngio, os antigos servidores continuaram a reproduzirem em suas regiões e domínios esse costume germânico de doar terras em troca de juramento e fidelidade entre si.

Nessa relação, que durou no feudalismo, por meio de aliança, um nobre transferia o poder, direitos, a outro, por meio dessa aliança de fidelidade reciproca. 

ECONOMIA AGRÁRIA

A sociedade feudal tinha uma economia basicamente agrária. O feudo era a unidade de produção básica e compunha-se de três partes: a aldeia (local de moradia dos camponeses), os campos de cultivo e as terras comunais.

O feudo era autossuficiente, pois tudo que era gerado no feudo era a fonte de sustento da população. No feudalismo, o castelo funcionava como centro do próprio sistema, além de ser a moradia senhor feudal.

COMO ERA FORMADO UM FEUDO?

Como era formado um feudo
Créditos: Moderna Plus
O feudo pertencia ao proprietário das terras, ao senhor feudal. Contudo, as terras eram divididas dessa forma:
Manso Senhorial - são as terras de uso exclusivo do senhor feudal. Embora os servos nelas trabalhassem por vários dias, a produção seria sempre do senhor feudal.

Manso Servil - as terra não pertenciam aos servos. Eles podiam trabalhar nas terras e colher toda a produção para o sustento da família, com a diferença de que pagariam taxas e impostos ao senhor feudal.

Terras Comunais - são terras de uso coletivo. Bosques florestas e pastos. Os servos poderiam, dependendo do feudo, plantar, criar animais.

OBRIGAÇÕES DOS SERVOS

Obrigação dos Servos. Os servos podiam plantar, trabalhar as terras em troca de pagar taxas. Vejamos algumas delas:

Corveia - trabalho, ou serviço gratuitamente por duas a tres vezes na semana, no manso senhorial.

Talha - obrigação de entregar ao senhor feudal um terço do que produzia no manso servil.

Banalidades - taxa pelo uso do forno, do moinho e de outras instalações na propriedade do senhorial.

Mão Morta - Tributo pago pela família que quisesse ficar no pedaço de terra mesmo depois da morte do chefe da família.

Com relação à servidão camponesa do feudalismo era totalmente diferente da escravidão da Antiguidade. Como se sabe o escravo não recebia nada em troca pelo trabalho que realizasse.

Os servos estavam na mesma condição com relação a ser pago em salário pelos serviços trabalhados. A diferença é que eles podiam cultivar uma parcela de terra para seu próprio sustento.

COMO SE ORGANIZAVA A SOCIEDADE FEUDAL

A sociedade feudal era dividida em três estamentos ou camada social: o clero, a nobreza e os trabalhadores.

Adquira esse livro pela Amazon

A Igreja foi a maior proprietária de terra no período feudal. Além do poder e prestigio espiritual muito forte, foi detentora de grandes propriedades feudais.

O clero e a nobreza eram as classes dominantes do período feudal. Eles controlavam a terra e o poder. A igreja prestava ajuda espiritual enquanto a nobreza oferecia proteção militar. Uma mão lavando a outra.

Os camponeses, os servos e os vilões faziam parte da base da pirâmide social feudal. Disse o historiador  Boissonanade que: 

"O sistema feudal, em ultima analise, repousava sobre  uma organização que em troca de proteção, frequentemente ilusória, deixava as classes trabalhadoras à mercê das classes parasitárias, e concedia a terra não a quem cultivava, mas aos capazes de dela se apoderarem." (História da Riqueza do Homem - Leo Huberman).

CARACTERÍSTICAS DO FEUDALISMO

*Descentralização Politica - Havia a figura do rei, mas na verdade o senhor feudal era o grande mandatário das terras. 
*Economia Agrária - As relações de produção se davam por meio de atividades agrárias. A economia girava em torno das atividades rurais.
*Visão Religiosa - No período da Idade Media, o que vigorava era uma visão essencialmente teocêntrica ou seja, uma visão de mundo controlado e subordinado, em tudo, a ação divina.
*Ruralização da Sociedade - as cidades viviam despovoadas em virtude da migração do povo para a área rural.
*Regime de Servidão - Camponeses trabalhavam na terra sob pagamentos de taxas aos senhores feudais.
*Vínculos pessoais - Os servos estavam subordinados a um senhor feudal, que por sua vez era vassalo de outro senhor feudal superior.
*Mobilidade Social - no feudalismo, raramente as pessoas subiam de uma classe para outra. Eram grupos bastantes distintos.

O QUE PROVOCOU O FIM DO FEUDALISMO?

Uma nova ordem estava se aproximando na história da Europa, diante de problemas que enfrentava no final da Idade Media, no Século XIV. 

Essa nova ordem despontava nas mudanças na economia, na forma de governo, nas relações pessoais, no poder da Igreja e nas artes. Assim, o feudalismo entra em colisão com seu sistema inadequado, diante dessa nova realidade.

Vamos enumerar algumas razões que provocaram o fim do do feudalismo:

A Revolução Burguesa - o surgimento da burguesia, fez com que o sistema feudal não tivesse mais lugar nessa nova ordem social. As pessoas saíam da zona rural, dos feudos, em direção à cidade, em busca de novas oportunidades.
Emancipação dos servos - Com seus direitos de liberdades comprados em mãos, muitos servos iam par as cidades em busca de novas oportunidades de trabalho. 
O Desenvolvimento do Comércio e das Cidades - o crescimento dos centros urbanos e o progresso do comércio, abriram novas frentes de trabalhos.
O surgimento da Moeda - O desenvolvimento do capitalismo mercantil, com a expansão do comércio e do lucro, o uso da moeda, foram essenciais para consolidação da expansão mercantil.


Essas razões, além de outras, foram caracterizadas como responsáveis pelo fim do feudalismo na Europa Ocidental.

Segundo o escritor Leo Huberman, em seu livro História da Riqueza do Homem, a ascensão da burguesia na Revolução Francesa foi o último estágio do feudalismo. 

O feudalismo estava morto. Morto não apenas na França, mas em todos os países conquistados pelo exército de Napoleão Bonaparte.

Assim declarou Huberman:
"O ano de 1789 bem pode ser considerado como o fim da Idade Media, pois foi nele que a Revolução Francesa deu o golpe mortal no feudalismo".(História da Riqueza do Homem).

O feudalismo chega ao fim. Em seu lugar surge um novo sistema social, totalmente diferente, cujas relações se davam na livre troca de mercadorias com o propósito de alcançar o lucro. Esse novo sistema surge com a burguesia, assim nasce o capitalismo.
______________
Editor do blog

Postar um comentário

google.com, pub-1294173921527141, DIRECT, f08c47fec0942fa0